sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O Festival


Olá Matilde,


Hoje trago-te uma reportagem que descobri sobre um Festival perto de mim, diz-me o que achas que te parece…


“Se és um Festivaleiro, isto é para ti!

Somos o “THE REGISTRATION FESTIVAL”, estamos em Mória! Podes chegar até nós apenas de barco. Mas acredita vai ser uma aventura, terás de comprar um bilhete de barco na Turquia,  e virás provavelmente com mais 60 pessoas, estarão por vossa conta no meio do Mediterrâneo. Se te sentires cansado, cuidado, o barco pode virar a qualquer momento. Se te molhares, não te preocupes, vamos dar-te roupa seca quando aqui chegares! Chegas à praia: “Welcome to Europe”.

Mória pode ser um grande confusão se não estiveres habituado, mas acredita, se és Festivaleiro, queres passar por aqui! Este é o único Festival na Ilha onde te podes Registar, depois podes seguir o teu caminho.

Quando aqui chegares, vais poder escolher o palco consoante o que te identificas mais: se és da Síria ou do Iraque vais para o palco principal; se és do Afeganistão, Somália, Paquistão e Irão vais para o palco secundário; se és de qualquer outro sítio que não estes e se o teu país não está em guerra, podes escolher qualquer um dos palcos mas com a certeza de que vais voltar para trás, não vais ser registado. Depois de escolheres o teu palco, podes dirigir-te à tenda da roupa para trocares a que trazes molhada, podes passar pela tenda da comida se quiseres trazer um chá e umas bolachas… Aviso-te, o palco principal está sempre cheio e pode demorar alguns dias, não deves perder muito tempo se queres continuar o teu caminho!

Festivaleiro, se trouxeste o teu bilhete contigo, o teu registo vai ser fácil de realizar junto da Polícia. Se não o trouxeste porque  perdeste a tua mala no mar, vais ter de ser entrevistado pela Frontex para garantir que és de facto, um Festivaleiro!

Dentro do Recinto, temos para te oferecer várias oportunidades:
1)Se vens com a tua Família- podes ficar no “Family Compound”
2) Se és criança e estás sozinha- vais para o Save the Children
3) Se és mulher e estás sozinha- podes ir até ao “Women Friendly Space”
4) Se és homem- podes ir até à tenda grande da ACNUR
5) Se não tiveres espaço- vais ao “Danish Council Refugee”
6) Se estiver tudo cheio- vais ter de dormir ao relento, pede um cobertor na tenda da ACNUR, junto da tenda do chá e água.

Temos como principais patrocinadores: ACNUR, UNICEF, MÉDICOS DO MUNDO, MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, HPP from UK, CÁRITAS, DANISH COUNCIL REFUGEE, SAMARITAN´S PURSE todos estes têm o seu próprio staff, têm também suplementos para te oferecer consoante as áreas em que trabalham.

Como Staff, temos a trabalhar connosco várias equipas: Better Days for Moria, Starfish, I58, Mercy Worlwide Trust, Light House, Tradutores. Estes estão vestidos com coletes amarelos fluorescentes, se precisares de alguma coisa, vai ter com eles, nem tudo será melhor mas tudo será mais fácil! Acredita…

Sendo tu um Festivaleiro, vais ter ao teu dispor:
- Wifi (24 horas);
- local para carregares o telemóvel (24 horas);
- chá e água (24 horas);
- comida (depender do número de festivaleiros);
- roupa (se estiveres molhado);
- cobertores (se estiveres com frio);
- local para dormir (depende do dia em que venhas e da hora a que chegues).

Quando o teu bilhete for aprovado no palco, o Festival terminou para ti! Podes apanhar o autocarro para a cidade que custa 1euro. Na cidade compra o bilhete do Ferry para Atenas, mas cuidado, pode demorar alguns dias até conseguires um lugar no barco.

Festivaleiro, estamos à tua espera!”

Conseguiste perceber Mat? Como em todos os festivais, isto é uma confusão! As condições que temos não são boas. Fazemos o melhor que podemos com o que temos mas não estamos a conseguir dar a dignidade merecida à condição humana.

É triste ver crianças molhadas, geladas quando saem dos barcos e não ter sapatos para lhes pôr nos pés. Mulheres a emer e não ter casacos para as aquecer. Homens que não dormem há 3 dias e não ter um sítio onde possam descansar. Não temos melhor. Temos o que temos, ainda assim podemos fazer melhor.

Só te sei dizer que estas pessoas sofrem muito. Custa olhá-los nos olhos porque dentro deles carregam o mundo. Vejo que sofrem e não quero ver. Tento ser alegria, ser sempre sorriso mas às vezes não consigo. Quero chorar, vou de cabeça baixa porque apenas não quero ver.

A miséria humana é chocante. Como pode uma vida não ser bem tratada? Aqui, não são mal tratados mas também não são bem tratados. São apenas tratados e já isso é difícil. Os voluntários esforçam-se por fazer melhor e melhor todos os dias mas todos os dias chegam milhares e nunca é suficiente.

Um beijinho grande,
Mat




4 comentários:

  1. Mat eu sabia que te irias sentir assim, a miséria é chocante, deixa o coração apertado e sentimonos impotentes. Não te deixes ir abaixo nunca, muita força. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Querida Matilde, não desanimes! Tenho a certeza que quem receberes com o teu sorriso se sentirá mais quentinho. Sabes o que nos dizia o Padre Ricardo? Que "o pouco de muitos, quando se junta, pode chegar a tantos!". E é isto, minha querida, o que fazemos é como o fazemos, faz diferença. E tu, querida Matilde, fazes diferença! Um beijinho muito, muito grande

    ResponderEliminar
  3. De certeza que ficam mais quentinhos com a vossa presença aí, e isso sim faz diferença...
    Bem haja Patrícia e muita força para aí...

    ResponderEliminar